A proteção que um capacete dá ao ciclista começa bem antes de ele bater a cabeça no chão.
Sabemos que na nossa sociedade não basta ser, é preciso também parecer. Sem notar como assim contribuem para alimentar o consumismo, as pessoas, muitas vezes inconscientemente, deixam de legitimar um papel social se ele não for verossímil conforme guarda-roupa, cenografia, maquiagem.
Ainda que você não contribua para esse jogo, lembre-se que ao pedalar pelas ruas de São Paulo sua vida muita vezes depende muito mais dos outros do que de você, portanto é bom levar isso em conta.
Quando você usa capacete, fica mais fácil para muitos motoristas perceber que você não está ali de brincadeira passeando para saborear o ar puro da cidade, que a bicicleta é o seu meio de transporte e que você não está ocupando parte do seu espaço à toa.
Percebendo isso, é bem provável que eles te tratem com um pouco mais de respeito. É impressionante, mas a diferença que isso faz é considerável. Bem antes de atuar no plano físico, o capacete tem também um valor simbólico e contribui para que o acidente não aconteça.
Pelo menos com relação a este aspecto, não precisa do enxoval completo de ciclista para ir trabalhar (use-o se você tem outros motivos para isso). Basta o capacete. É o suficiente para facilitar a aprendizagem do motorista no momento em que ele for te ultrapassar. Logo ali na frente vocês provavelmente vão se encontrar de novo, e você vai ultrapassá-lo. Já serão velhos conhecidos, talvez ele até te reconheça pela cor do seu capacete, e o reencontro vai reforçar a lição. Recordar é viver.
Uma vez no Fórum de Cicloturismo neste ano realizado em Niterói,RJ. Houve uma discursão rápida sobre o assunto. E percebi que algumas pessoas não conseguem perceber o uso do capacete não só como proteção mais como sinalização que alguém diferente esta na via pedalando. Eu notei isto no dia que estava quente e não levei o capacete. Moro no Rio de Janeiro e em algumas localidades distante do centro, no interior do estado. Até os transeuntes olham diferentes. Eles param para nos observar. Então me lembro. Estou equipado é isto.