conversa sobre o tempo

Vinte graus. A brisa passa refrescando a noite, temperatura perfeita para pedalar pelo bairro ou viajar até uma cidade vizinha, só pelo prazer de sentir o vento na cara. Com esses vinte graus dá para sair de bermuda e camiseta. Uma blusa na bagagem nunca é demais, mas certamente voltarei para casa sem usá-la. Afinal está uma noite agradável de vinte graus.

Alguns dias depois, ainda o mesmo clima da época, mas já no fim da tarde estava fazendo um friozinho. O rolê desta noite exige agasalho e um corta-vento. A curiosidade me leva ao termômetro que tenho ali no quintal. Vinte graus.

Por que vinte graus valem mais numa noite e menos na outra?

Alguns vão desperdiçar esta pergunta tão inspiradora recorrendo ao conceito meteorológico de sensação térmica, ligado à umidade do ar. Mas observe que há diferença de valores das temperaturas mesmo entre duas noites com umidades parecidas.

Calor e frio podem ser uma chave para perceber coisas importantes no corpo. Uma coisa é a temperatura como fenômeno físico. Outra é a sensação, que tem sempre um sujeito. Esse sujeito está vivo porque circula nele uma energia vital, que varia em qualidade e intensidade. Crianças costumam sentir menos frio que adultos. Há pessoas calorentas e pessoas friorentas. E uma mesma pessoa pode ter a energia diferente conforme o dia.

Alimentação, sono, humor, trabalho, movimento, tristezas, sonhos, contrariedades, respiração, risadas e outros elementos mais sutis afetam diretamente a energia vital, muito mais do que as pessoas costumam perceber.

Esse corpo que está aí te acompanhando há tanto tempo pode ser um grande parceiro de jornada. Coisas incríveis podem surgir dessa amizade. Se estiver sem saber como iniciar o diálogo, falar sobre o tempo pode ser uma forma simpática de puxar conversa.

Deixe um comentário

Arquivado em brisas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s