destino

Tempos de confinamento e trabalho remoto, a rua vai ficando longe, ou apenas para saídas estritamente necessárias. Para diversão, não pode. A preguiça começa a se misturar aos julgamentos. Preciso mesmo sair? Deixa pra lá.

Eis que surge um motivo qualquer para sair de bicicleta: encontrar alguém que você não vê há tempos, uma questão prática para resolver na rua, um lugar agradável para comer ou beber numa cidade vizinha, ou apenas ver se aquela praça tão bacana ainda está no mesmo lugar. Eis que surge um destino.

Felizmente o destino está lá, não aqui. A viagem se faz necessária.

Técnicos de transportes dizem que as zonas e os locais da cidade “produzem ou atraem viagens”, definidas como o “deslocamento de uma pessoa, por motivo específico, entre dois pontos determinados (origem e destino), utilizando um ou mais modos de transporte”.

Aqui diremos simplesmente que o destino cria o caminho.

Um caminho existe porque alguém precisa ir. Caminho é uma linha, e linhas são histórias. Fora disso, é tudo espaço, sem forma nem sujeito.

Então você sai atrás do seu destino, encontra o ar da primavera e se dá conta da confusão que estava prestes a te tragar. Destino era tudo que faltava para você sair lá fora, tomar sol, sentir o vento na cara.

Na avenida, um clarão de teoria da compexidade chega na forma de um tostines: está faltando vento na cara porque a vida anda sem destino ou a vida anda sem destino porque está faltando vento na cara? Girando em velocidade de cruzeiro, os aros da sua bicicleta vão te afastando da zona de conforto.

Destino é uma dádiva. É a vida te convidando ao movimento. Sem ele, não pense que a cabeça aguenta.

1 comentário

Arquivado em brisas

Uma resposta para “destino

  1. Dalva Bueno

    O texto Destino está cheio de ação e sentimento. Amei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s